Evite a perda de bons funcionários

Este é o primeiro post efetivo do Blog da HospedoVC, e resolvi escolher esse tema pois é um assunto muito importante para empresas de qualquer tamanho, mais importante ainda para as micro e pequenas empresas. A alta rotatividade e a perda de bons funcionários poderá causar grandes problemas aos negócios, como gastos para a contratação de um novo colaborador, stress e possivelmente não conseguir substituir o funcionário por outro de mesmo nível e capacidade.

Diversas empresas tem dificuldade em manter seus colaboradores motivados e satisfeitos com a empresa. Além disto, o tamanho da empresa é o que determina o quão difícil será encontrar a causa deste problema, ou seja, quanto maior, mais dificultoso será o processo de rastrear a fundo o que está originando este contratempo.

É normal que a primeira atitude do empreendedor ao se deparar com esta situação seja culpar os funcionários, atribuindo aos mesmos o título de ineficientes e desqualificados. Mas a grande sacada é notar que pode trata-se de uma de gestão erronia.

Dentre as inúmeras razões que podem desmotivar o funcionário está, sem dúvidas, a falta de reconhecimento do chefe, a falta de perspectiva de crescimento dentro da empresa e nenhum retorno, treinamento ou feedback por parte da chefia.

Muitos colaboradores se queixam de seus chefes, alegando que os mesmos são o maior motivo para a desestimulação dos funcionários. Uma pesquisa divulgada pela Universidade da Florida, nos Estados Unidos, apontou algumas características que descrevem os maus chefes:

  • 41% Atribui a terceiros tarefas que poderiam desempenhar por si mesmo;
  • 39% Não têm palavra, não cumpre combinados;
  • 37% Não reconhece o valor do funcionário;
  • 26% Dos funcionários alegaram que seus chefes chegam a ser agressivos e descontrolados;
  • 24% Dos entrevistados disseram que seus chefes mentem e não se desculpam;

Este é o momento que você, empreendedor, deve analisar suas atitudes frente aos seus funcionários, de forma a não espantar os excelentes funcionários e a motivar todos os colaboradores. Lembre-se: a sua atitude é o modelo que os funcionários seguirão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>